ITA - A. C. Camargo

ITA - A. C. Camargo

Plataforma Computacional para Sistemas de Apoio à Decisão Clínica em Oncologia

Definir e avaliar uma plataforma computacional para sistemas de apoio à decisão clínica (SDC) em oncologia. Tal plataforma deve ser avaliada no contexto de um determinado tipo de tumor.

Esse projeto deverá estudar e avaliar, primeiramente, os diversos modelos teóricos e tecnologias disponíveis para a implementação de um SDC, e em seguida, será realizado um estudo, análise e implantação de:

  • Métodos e ferramentas de mineração de dados com o objetivo de extrair padrões capazes de representar conhecimento sobre um ambiente complexo;
  • Modelos de consciência situacional ( SA - Situational Awareness) com o objetivo de representar e entender os elementos atuantes em um ambiente complexo, como o tratamento de uma doença.

Para finalmente, desenvolver e avaliar um modelo de SDC capaz de atuar em um ambiente complexo hospitalar.


Reconhecimento e Classificação de Padrões Associados a Câncer Gástrico para Descoberta de Eventos Clinicamente Relevantes

A partir de técnicas de reconhecimento e classificação de padrões em bases de dados heterogêneas de grandes dimensões, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de métodos automáticos ou semi-automáticos para descobrir eventos clinicamente relevantes associados ao câncer gástrico.

Entre estes eventos, estão os aspectos que influenciam no desenvolvimento do tumor, a qualidade da resposta de pacientes a tratamentos, os fatores determinantes de prognóstico e de reações colatareias para um dado tratamento.

Os dados a serem considerados são variados: clínicos, terapeuticos, genômicos, microbiota, peso, altura, tamanho e tipo tumoral, contagem de diversos tipos de células, presenca de mutações, expressão gênica e vários outros, e serão estruturados em uma base única no sistema RedCap.

Além das óbvias contribuições para a pesquisa em Oncologia, são esperados resultados relevantes associados ao desenvolvimento de técnicas e algoritmos para o tratamento de dados heterogêneas em grandes bases.


Desenvolvimento de uma SMART BED para prevenção de escaras

Este projeto consiste do desenvolvimento de um equipamento médico/hospitalar baseado em robótica e tecnologias assistivas visando monitorar e prevenir o surgimento de escaras em pacientes hospitalares, reduzir a incidência dessa doença, os custos diretos associados a cada paciente e aumentar a eficiência e a qualidade do tratamento médico-hospitalar.

O sistema proposto, denominado de leito robótico inteligente ou SMART BED, será composto por uma superfície de contato com os pacientes, em que módulos robóticos reclináveis e um sistema de medição de sinais biomédicos específicos serão acoplados com vistas ao monitoramento constante do estado do paciente.

Os módulos reclináveis, responsáveis pela redistribuição e alívio das pressões produzidas no corpo do paciente, serão comandados por um sistema de controle. Tal sistema baseia-se em um método de inteligência artificial o qual deve controlar de forma autônoma as ações de cada atuador a partir dos dados fornecidos pelo sistema de medição.

A partir de um sistema de biotelemetria, a equipe médica poderá visualizar em tempo real o histórico das medidas dos sinais biomédicos e das ações realizadas pelo leito robótico para supervisionar o estado do paciente e o correto funcionamento do leito robótico.